Em 19 de novembro de 2024 a Jaguar apresentou sua nova marca:
Desde então a marca vem enfrentando críticas nas redes sociais. A nova marca apresentada foi criada para representar o que há de mais novo na Jaguar, que agora irá trabalhar com veículos 100% elétricos e quer se posicionar diante de um novo público, e caminhar lado a lado a concorrentes como Bentley.
Recentemente a Jaguar apresentou seu novo modelo, TYPE 00, veículo cujo design se assemelha ao novo visual da Jaguar.
Mas por que o novo visual da Jaguar está causando tanta estranheza e falta de aceitação entre o público? Você pode até dizer que não importa o que a maioria acha, afinal, poucos de nós seremos realmente consumidores da Jaguar, mas apesar de uma marca possuir um público nichado, penso que ela deve ser querida e desejada pela grande maioria, isso torna a marca ainda mais forte, como é o exemplo da Ferrari. Apesar da maioria da população nunca vier a conseguir comprar uma Ferrari, a marca é admirada no mundo todo e faz com que fãs consumam até produtos com a assinatura da marca como bonés, perfumes e outros itens de moda.
Isso permite uma amplitude e elasticidade maior da marca, portanto, entendo que essa rejeição à marca Jaguar deve ser sim, uma preocupação da marca e deve ser analisada em âmbito global.
Mas por que acontece essa rejeição?
Existe uma explicação muito clara pelo motivo dessa rejeição. Apesar de no rebrading ser usual e permitido que a marca reveja posicionamento, público-alvo, entre outras mudanças profundas, geralmente a marca não altera seu arquétipo principal.
Arquétipo de marca é um modelo baseado em padrões universais de comportamento e personalidade que ajuda as marcas a se conectarem emocionalmente com o público. Inspirado nos arquétipos de Carl Jung, ele define a identidade, tom de voz e narrativa da marca, facilitando a identificação e a lealdade do consumidor.
O arquétipo principal da marca Jaguar era o Governante, símbolo este percebido pelo próprio Jaguar em posição de corrida que ilustrava o logo. O arquétipo do governante é um arquétipo que representa liderança, controle, responsabilidade e desejo de criar ordem e estabilidade. Marcas com esse arquétipo transmitem poder, excelência e confiança, buscando ser referência e garantir segurança aos seus clientes. Marcas como Rolex e Mercedez Benz utilizam desse arquétipo.
Atualmente, a Jaguar preferiu adotar um arquétipo ligado ao Criador, arquétipo este movido pela inovação, originalidade e desejo de transformar ideias em realidade, tanto que seu novo slogan é “Copy Nothing”, ou seja, não copie nada, o que remete a originalidade.
O Governante é um arquétipo muito marcante, porém não muito versátil. Quem lembra da cena abaixo?
Pois é, Dória, Governante nato, literalmente :P, tentou na imagem acima assumir o arquétipo do Cara Comum que representa autenticidade, simplicidade e conexão com as pessoas comuns, mas sofreu também rejeição e causou estranheza.
É como se a marca tentasse fingir aquilo que ela não é. É como se uma pessoa tivesse uma mudança radical totalmente repentina. As pessoas podem mudar, mas geralmente essa mudança acontece aos poucos, principalmente se ela for tão radical e se as marcas tentam se assemelhar as pessoas, essa transformação deveria acontecer tal como acontece com as pessoas.
É como se a Jaguar fosse um homem de 50 anos vestido de terno preto em um dia e no outro fosse uma mulher de cabelo rosa em um salto 15 centímetros. É possível? Com certeza, mas no mínimo chocante inesperado.
Se esse era o propósito da marca, chocar e trazer o inesperado, com certeza ela conseguiu. Agora é acompanhar e entender se esse choque irá com o tempo passar e ficar o gosto de quero mais inovação.
Vídeo manifesto e de lançamento da nova marca:
E qual sua opinião sobre essa mudança da marca?